
O que é Branding?
Um pouco sobre o termo “Branding”
Traduzido como “o ato de marcar o gado”, mas porquê o gado? Podemos contar com um exemplo bem interessante:
Pedro e José são fazendeiros, criadores de gado, convivem em harmonia até que o rebanho de Pedro atravessa seu cercado e se mistura com o gado de José. Os fazendeiros ficam sem saber o que fazer, pois seu rebanho está misturado! Como eles vão diferenciar centenas de animais da mesma raça? É pessoal, nem quero saber o que aconteceu com o Pedro e o José!!!
Só sabemos que desde então, os gados são marcados com ferro quente, para que se diferenciem de cada rebanho e saibam quem são seus donos. Essa marcação foi chamada de “branding”! O interessante é que cada dono de rebanho criou um sinal original para marcar o gado, indicando que é de sua propriedade. Ao mesmo tempo, que esse sinal indica sua propriedade, passa à quem vê de fora um certo “cuidado e dedicação” com seu animal, oferecendo uma qualidade superior de seus animais no mercado.
Da mesma forma funcionam as marcas de cada empresa, que se diferenciam das demais por seu símbolo e o cuidado e dedicação que deve ter com seus produtos no mercado. Marcas são como a “alma da empresa” e precisam de cuidado e dedicação para que dure no mercado, seja amada, tenha aceitação e seja referência do público consumidor.
O branding deve fazer parte da vida da empresa, trabalhar com design emocional é de grande valia para uma vida saudável de uma marca, isso define sua posição em relação as concorrentes, as diferencia e define sua qualidade. Deve ser um processo contínuo e trabalhar em harmonia com o consumidor, lhe passando confiança e segurança. Sem branding é impossível uma marca se destacar hoje no mercado. É simplesmente o segredo do sucesso para uma empresa!