fbpx
Ir ao topo

Papercraft Retrô

A arte com papel é uma das coisas mais sensacionais que eu já vi. O Origami, por exemplo, é uma arte que se você pega alguns tutoriais na internet para fazer você consegue transformar uma folha de papel em um sapo, em uma borboleta, em um pássaro, enfim, a pessoa consegue fazer.
Porém, imagine agora um projeto de um ano, que ainda está em andamento, feito com recortes de papéis coloridos que reproduzem peças como uma Polaroid, um game boy, um telefone, um disquete, entre outras relíquias de um passado recente, respeitando meticulosamente as proporções e tamanhos de cada elemento. Consegue imaginar? O projeto Back to Basics é de uma minúcia, que levariam muitos ao desespero, mas que não é impossível basta ter muita paciência, criatividade e dedicação.


Lucie Thomas e Thibault Zimmermann são os designers prodígio por trás desse projeto. Eles têm um estúdio na França chamado Zim e Zou. Eles exploram uma infinidade de meios como instalação, design gráfico, ilustração e web design para seus clientes. Mas o forte da dupla são as esculturas de papel, que sai do meio digital e resgata a nostalgia dos trabalhos manuais.

Cada aparelho é cortado meticulosamente à mão utilizando papel colorido e sustentável, e até mesmo os menores “resíduos” são reutilizados para formar alguns dos menores componentes detalhados. O projeto se destaca pela vivacidade das cores e pelos níveis impressionantes dos detalhes recortados em papel, que vão desde a marca dos aparelhos, aos números do telefone e botões.