
E-mail Marketing ainda funciona?
Por ser um canal relativamente antigo comparado a outros como mídias sociais e SEO, é comum encontrarmos empresas que já tiveram algum tipo de experiência com Email Marketing.
Olhando o problema mais a fundo, vemos que, nesses casos, a culpa não é do canal email, e sim de como era aplicada a estratégia. Muitas dessas empresas não faziam da forma correta e, por isso, apresentavam métricas bem baixas, o que levou a um certo trauma e perda de credibilidade sobre a eficácia do Email Marketing.
Dentre as más práticas, três ainda hoje são bem recorrentes:
- Compra de lista de emails: Dentre diversas desvantagens da compra de lista, duas são as piores: a qualidade dessas listas sempre será baixa (endereços inválidos e que não se encaixam no seu público-alvo) e, ao enviar um email para essas pessoas que não optaram por receber seus emails, sua empresa será vista como spammer, fazendo você perder credibilidade no mercado.
- Falta de segmentação: Segmentar a base antes do envio é essencial para conseguir entregar a campanha para quem de fato quer receber. Enviar email para toda a base faz com que algumas pessoas recebam um email que não interessa a elas.
- Muito email: Isso leva a algo que chamamos de unsubscribe emocional: quando uma pessoa, não querendo mais receber emails, simplesmente para de abri-los em vez de se descadastrar da lista.