
Persona e Público alvo é a mesma coisa?
Conheça as Diferenças entre Persona e Público Alvo
Você conhece o significado dos termos persona e público-alvo e consegue apontar as diferenças entre eles?
Conhecer bem estes dois conceitos é fundamental e irá ajudar a sua empresa na manutenção de um relacionamento mais assertivo com o seu público alvo. Um dos principais pontos para que uma estratégia de marketing obtenha sucesso está relacionado ao conhecimento adequado do público que se pretende atingir, é exatamente neste ponto que entram os conceitos de público-alvo e de persona que iremos abordar neste artigo.
O que é público-alvo?
O público-alvo é a definição, uma espécie de categorização do público que os produtos de uma empresa e consequentemente a sua campanha de marketing pretende atingir.
Para ilustrar melhor esta definição, vamos a um exemplo prático: Digamos que você seja o proprietário de uma loja de autopeças e pretende fazer uma campanha de marketing para melhorar a visibilidade do seu negócio e consequentemente aumentar as vendas, qual seria o seu público-alvo?
A sua campanha de marketing terá mais sucesso ao ser direcionada a proprietários de veículos e mecânicos automotivos, pois estas são as pessoas que estão em busca dos produtos que a sua empresa tem a oferecer. Não seria útil por exemplo que essa propaganda atingisse o público infantil, não é mesmo? Agora, ficou mais fácil de compreender a importância deste conceito!
O público-alvo costuma ser definido através de informações, como:
- Estado Civil
- Nível de Escolaridade
- Gênero
- Hábitos de Consumo
- Idade
- Profissão
- Região Geográfica
- Entre outros
Apesar de ser uma excelente ferramenta de marketing, apenas a definição de um público-alvo não alcança toda a eficiência esperada de uma campanha bem estruturada. É preciso ir um pouco mais além, surgindo então a persona.
O que é persona?
Na busca por maiores detalhes a respeito do público-alvo, surgiu a persona.
A persona é na verdade um perfil fictício do cliente ideal para uma empresa. O seu objetivo é conhecer melhor o cliente e entender o que ele realmente precisa. Ao atingir diretamente uma necessidade do cliente as chances de sucesso nas estratégias de marketing aumentam consideravelmente.
Na montagem da persona, considera-se todas as informações do público alvo, porém acrescidas de mais detalhes, como por exemplo:
- Nome fictício
- Breve história sobre o dia a dia da persona
- Estilo de vida
- Valores
- Redes sociais favoritas
- Hobbies
- Necessidades relacionadas ao produto
- Dúvidas
- Desejos
Ao criar uma persona, a equipe de marketing acaba se colocando no lugar do cliente, entendendo melhor as suas necessidades e portanto possibilitando o direcionamento de estratégias de marketing mais eficientes.
Vamos agora, a um exemplo de persona: Rodrigo, tem 35 anos, mora em São Paulo e é gerente de desenvolvimento em uma grande empresa de tecnologia, o seu salário é de aproximadamente R$ 10 mil. As suas principais redes sociais são o LinkedIn e o Instagram. Nas horas vagas, Rodrigo que é casado e possui dos filhos gosta de viajar com a família.
Como podemos, observar na persona a riqueza de detalhes torna-se maior, melhorando assim o foco das estratégias de marketing.
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