fbpx
Ir ao topo

Revisão de conteúdo: como evitar que o seu blog perca a credibilidade?

Pode até parecer uma tarefa fácil, mas a escrita de conteúdos para blogs e redes sociais, requer muito conhecimento em técnicas apropriadas e sobretudo muita organização e cuidado.

A publicação de conteúdos de baixa qualidade, com erros gramaticais ou de concordância e de difícil compreensão acabam afastando os leitores de seus sites, efeito desfavorável é justamente o oposto ao esperado. Por essas e outras razões a revisão de conteúdo é indispensável para a obtenção de bons resultados.

Neste artigo, vamos abordar algumas dicas importantes para a elaboração de um conteúdo de qualidade.

 

Estruture o texto

A estruturação do texto, consiste basicamente na pré-definição dos tópicos e subtópicos a serem seguidos, durante a elaboração do texto.

Esta técnica é muito importante para que o texto mantenha uma linha lógica de raciocínio. A definição de uma estrutura também ajudará outras pessoas da equipe de desenvolvimento na confecção do conteúdo conforme o planejado.

Uma boa estrutura evita que o texto torna-se redundante, deixe algo importante de fora ou não apresente coerência e coesão.

 

Escreva com atenção

Mesmo que a demanda por conteúdos seja alta, não adianta acelerar. É preciso escrever com muita calma e atenção, evitando a ocorrência dos erros de português, como acentuação e pontuação e também erros relacionados a digitação.

Aguarde um tempo antes de realizar a revisão

Todo o material produzido precisa e deve ser revisado, pois por melhor que seja o conteúdo e o redator responsável pela sua escrita, erros são humanos e podem acontecer.

A nossa dica neste ponto é a seguinte: Nunca faça uma revisão imediatamente após a escrita do respectivo texto. O seu cérebro ainda estará em “modo automático” e por isso alguns erros podem ainda passar por despercebido. O ideal é aguardar algum tempo antes da revisão ou então contar com o apoio de outra pessoa da equipe para revisar o seu texto.

 

 

Verifique se o texto possui fácil compreensão

Durante a escrita e revisão dos conteúdos, é importante que o redator se coloque no lugar dos seus leitores, não somente em relação a produção de materiais relevantes, mas também ao garantir que o texto produzido garanta a maior acessibilidade e nível de compreensão possível. Leia cada sentença com atenção, reescreve e troque as palavras daquelas que considerar necessárias para melhorar a escalabilidade do seu texto.

 

Utilize ferramentas de apoio

Felizmente existem algumas ferramentas que auxiliam o redator durante a escrita de seus textos. Recomendamos portanto a sua utilização!

 

Corretor Ortográfico

A língua portuguesa é repleta de regras e também armadilhas. Portanto, por mais que você tenha domínio sobre ela, é preciso utilizar um bom corretor ortográfico. Afinal, nem mesmo uma releitura atenta poderá ter a mesma precisão de um computador. Entretanto, nem tudo são flores e as máquinas também não são perfeitas, portanto nada de confiar cegamente no seu corretor ortográfico.

 

Contador de Palavras

O contador de palavras é uma ferramenta que possui o objetivo de alertar o redator a respeito de palavras que acabaram se repetindo por muitas vezes dentro do texto, evitando assim a redundância e melhorando a comunicação com o leitor.

Yoast

O Yoast é uma ferramenta disponível no WordPress que auxilia os desenvolvedores de conteúdo na adaptação e otimização de seus textos para melhor rankeamento nos motores de busca da web.

Publicar um comentário