O recurso ainda está em fase de testes e por isso não aparece para todos os usuários. Resumidamente, o foguete dá acesso a um segundo tipo de news feed, e ainda está em fase de testes.

O que se vê é um outro tipo de conteúdo, também baseado – em menor medida que no news feed tradicional – no comportamento do usuário, mas que exibe postagens de páginas e outras pessoas que você não está seguindo e até mesmo nunca ouviu falar.

De acordo com o Face, o novo tipo de news feed é uma resposta à demanda dos usuários por novas formas de descobrir conteúdos. Nas palavras da própria equipe do Facebook:

“Recebemos pedidos de usuários que queriam uma forma mais fácil de explorar conteúdos de pessoas e páginas com os quais eles ainda não estavam conectados”

A nova função tem a ver com a nova estratégia do Facebook que visa ajudar às pessoas a aumentar o acesso a novas ideias. Até porque o algoritmo, como funciona hoje, exibe conteúdos que respondem aos seus interesses passados. O foguete quer inverter essa lógica e ampliar a perspectiva e mostrar algo que você ainda vai gostar. Curioso e interessante, não? Mas a ideia é exatamente essa.

E o Marketing Digital, o que ganha com isso?

A princípio, o rocket feed oferece muitas possibilidades de acesso a conteúdo regional, já que a localização geográfica é considerada na hora de selecionar as postagens exibidas. Ponto pra quem trabalha estratégias de marketing local e que antes dependia dos anúncios segmentados ou dos fãs para ter seus posts exibidos ou compartilhados localmente.

O fato é que há muito por descobrir e certamente ainda vão surgir novas ideias e notícias sobre esta inovação. Em pouco tempo, o recurso estará totalmente assimilado pela comunidade virtual e veremos seus efeitos e outras potenciais possibilidades, principalmente para o marketing digital.

E para você o botão foguete já apareceu?